Pesquisa

2010 - Atual
Centro de Documentação e Memória de Educação de Jovens e Adultos da Amazônia Pólo Tocantins

Descrição: O presente projeto tem por foco a criação de um Centro de Documentação e Memória de Educação de Jovens e Adultos da Amazônia Pólo Tocantins . Objetiva abranger resultados de projetos de pesquisa e extensão, coordenados pelas IES públicas da Região Norte do Brasil aqui identificadas, envolvendo uma rede de parceiros em cada Estado, que vão desde os Fóruns de EJA estaduais, às secretarias municipais e estaduais de educação, os conselhos estaduais, municipais de educação, os movimentos sociais que atuam nos campos da EJA, da educação popular e dos movimentos sociais, em especial os que estão envolvidos com jovens, comunidades indígenas, quilombolas, populações do campo, estratégias de economia solidária e outras. O projeto caracteriza-se pela constituição de uma rede interinstitucional, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como participantes a Universidade Estadual do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade Estadual do Amazonas e a Fundação Universidade do Tocantins, com vistas a desenvolver coletivamente, no período de 2010 a 2013, pesquisas e atividades de extensão e ensino, contribuindo na formação dos sujeitos envolvidos nas áreas da educação de jovens e adultos da educação popular e dos movimentos sociais. .

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação ( 8) .

Integrantes: Rodrigo Barbosa e Silva - Integrante / Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior - Coordenador.



2009 - Atual
Ensino de Jornalismo Digital

Descrição: A proposta de estudo propõe compreender o desenvolvimento do ensino de jornalismo on-line nos cursos de graduação em um panorama nacional, partindo da análise de quatro universidades brasileiras (UFSC, UFBA, USP e Universidade Tuiuti do Paraná). Esses microcosmos representativos permitirão criar uma matriz de compreensão do caso brasileiro e das relações estabelecidas no ensino de jornalismo on-line/digital. Subsidiariamente serão utilizados dados de outras instituições de ensino de jornalismo, localizadas nas áreas de atuação do Procad/Enjorcon, que venham a ser selecionadas para análise. Esse estudo se insere no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), dentro do projeto O Ensino de Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica. Metodologias, Planos de estudo e demandas profissionais (ENJORCON) , coordenado pelo prof. Marcos Palacios (UFBA). 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) .

Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior - Coordenador.

Financiador(es): Universidade do Tocantins - Remuneração.Número de orientações: 1.


 
2007 - 2008
Avaliação de práticas e materiais educacionais utilizados na educação em sistemas prisionais

Descrição: O projeto discute os elementos presentes entre dois universos distintos que compõem o espaço educacional do adulto preso. Objetiva-se nesse projeto avaliar práticas educativas desenvolvidas por docentes do sistema prisional no estado do Tocantins e, em outros estados da Federação, também avaliar os materiais instrucionais desenvolvidos e utilizados pela educação no sistema prisional para formação de alunos e docentes. Nesse sentido confrontaremos, identificaremos e analisaremos as relações entre as práticas educativas e os materiais educacionais utilizados no processo ensino-aprendizagem no sistema prisional, com vistas à elaboração de caminhos metodológicos para uso em diversas experiências no Brasil..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 6) .

Integrantes: Sandoval Antunes de Souza - Integrante / Rodrigo Barbosa e Silva - Integrante / Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Universidade Federal do Tocantins - Remuneração.Número de orientações: 5.



2006 - 2008
Confronto de Paradigmas: entre o presencial e a educação à distância (EaD)

Descrição: O projeto discute os elementos presentes entre dois universos distintos, que se perpassam e fundem-se: o presencial e o à distância. Objetiva-se nesse projeto captar as percepções culturais/educacionais sobre presencialidade e virtualidade, verificar se a cultura presencial de professores/alunos interfere na prática de educação à distância (EaD) e confrontar, identificar e analisar as relações entre o paradigma presencial e EaD no processo ensino-aprendizagem. Utilizar-se-á para isso a análise quanti-qualitativa. Espera-se no final do projeto, a construção e análise de um banco de dados sobre as diversas concepções culturais sobre virtualidade e presencialidade em EaD, conhecimento das influências e fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem dos envolvidos na investigação e o estabelecimento das relações existentes entre o universo teórico-virtual com o presencial..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .

Integrantes: Raimundo Expedito Pires - Integrante / Willany Palhares Leal - Integrante / Cristiane de Quadros Mansanera - Integrante / Alcides do Nascimento Moreira - Integrante / Euclides Monteiro Botelho - Integrante / Else Betânia Gomes da Rocha - Integrante / Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Universidade do Tocantins - Remuneração..



2006 - Atual
Educação de Presos Adultos: perfil e análise da ação educativa

Descrição: O sistema penitenciário no Brasil vem aumentando seu número dos em custódia nas últimas décadas. Diversos especialistas apontam à inconstância dos laços familiares, a instabilidade financeira nacional e local e, a própria incapacidade de lidar com as frustrações como elementos agravantes da situação. Quaisquer que sejam os motivantes, poucos têm se debruçado em tentar entender e assessorar àqueles que desenvolvem ações para ressocializar os em custódia. As experiências educativas na ressocialização dos em custódia do estado, ocorrem por todo o Brasil, em especial nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Rondônia e o Distrito Federal que têm programas e projetos educacionais em funcionamento em algumas de suas unidades prisionais, algumas mais, outras menos bem sucedidas, sendo o Rio de Janeiro o detentor de maior experiência por ter mais de 30 anos de atuação e, o Paraná e Distrito Federal, como os que têm obtido melhores resultados. O estado do Tocantins insere-se nesse âmbito tencionando ser referência na região norte, através de um programa que visa atender as necessidades educativas dos em custódia intitulada Projeto de Ressocialização Educativa na Casa de Custódia de Palmas. Nesse sentido, o presente projeto se insere para analisar os diversos elementos educativos que compõe a ação educativa realizada pela Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. Os principais objetivos da pesquisa são: " Analisar o projeto de ressocialização educativa criado pela SEDUC-TO; " Avaliar o acompanhamento dos professores e gestores durante o processo de qualificação profissional e formação continuada; " Traçar o perfil dos presos em situação de ressocialização, através do ato educativo, com suas percepções sobre a relação ensino-aprendizagem. .

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .

Integrantes: Osmarina Alves de Brito - Integrante / Edilene Borges Marinho - Integrante / Rejane Pereira Pinto - Integrante / Ricleff Dárcia Alves Vieira - Integrante / Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5.



2006 - Atual
Mapeamento das condições laborais para egressos do Sistema Prisional na cidade de Palmas (TO)

Descrição: Uma das questões prioritárias para o recém liberto do cárcere é o espaço de trabalho. Sem família e sem trabalho, o egresso do sistema prisional, acaba por retornar a prisão. Nesse trabalho, objetivamos mapear as condições laborais para egressos do sistema prisional na cidade de Palmas, visando sua inserção laboral..

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .

Integrantes: Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior - Coordenador.

Número de orientações: 1.
 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009-2010 GPECT |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net