Sobre

O Grupo de Pesquisa “Educação, Cultura e Transversalidade” (GPECT) (www.unitins.br/gpect) foi criado e registrado no Diretório de Grupos do CNPq em 2006. Desde então, encontra-se sob a coordenação do professor Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior.

O GPECT vem desenvolvendo ações nas áreas de educação e comunicação, com ênfase na educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade. Entre 2006-2009, iniciou duas linhas de pesquisa, a saber:

a) PARADIGMAS EDUCACIONAIS EM EaD
Objetivo: Captar e analisar as percepções sobre os paradigmas educacionais dos diversos autores envolvidos no processo ensino-aprendizagem e as mudanças na educação a distância (EaD), sobretudo envolvendo a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS).

b) AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM SISTEMAS PRISIONAIS
Objetivo: Avaliar as experiências de educação desenvolvidas no Sistema Prisional e, propor novas formas de gestão da educação, inclusive com o uso da educação a distância (EaD) e a formação continuada de professores e agentes.

Dessas linhas de atuação, resultaram a participação de 10 professores da UNITINS (http://www.unitins.br/gpect/linhasdepesquisa.html), 02 bolsistas de PIBIC/PIVIC e 06 bolsistas de Iniciação Científica Jr, com recursos da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Também, nos anos de 2007-2008, o GPECT participou na organização e formulação de um programa de formação inicial/continuada de 160 horas/aula para 80 professores e agentes prisionais que atuavam na educação de jovens e adultos (EJA) no Estado do Tocantins. Desse programa, resultou a formulação de quatro módulos didáticos (http://www.unitins.br/gpect/producoesacademicas.html), voltados a EJA no sistema prisional.

No final de 2008, o GPECT iniciou uma Pós-Graduação lato sensu em “Educação e Práticas Pedagógicas no Sistema Prisional”, especialização esse voltada para a educação de jovens e adultos dentro do espaço prisional (http://www.unitins.br/gpect/vts.html). Participaram no projeto piloto EaD, 20 agentes prisionais e professores em convênio com a Secretaria de Cidadania e Justiça. Essa turma piloto teve sua conclusão em fevereiro de 2010.

Também, pesquisadores do GPECT elaboraram o programa de formação continuada em EJA para a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, resultando em 6 módulos didáticos para uso nas formações do 1º, 2º e 3º segmentos da EJA.

Ainda em 2008, o GPECT iniciou a publicação da Coleção “Educação nas prisões”, conjunto de 05 livros, compostos pelos títulos: Vol. I: Escola Pública Encarcerada: como o Estado educa seus presos (Lançado em 2008); Vol. II: Educação Prisional e Práticas Pedagógicas: construindo experiências (Lançado em 2008); Vol. III: Educação Prisional – Velhos problemas, novos olhares (Lançado em 2009); Vol. IV: Educação Prisional – Itinerários e olhares (Lançado em 2010); e Vol. V: Educação Prisional – perspectivas em construção (Lançado em 2010). Esse material bibliográfico estará disponível sob licença Creative Commons a partir do mês de setembro/2010 para uso dos pesquisadores da área.

Fato marcante foi a eleição do coordenador do GPECT para a Coordenação Geral do Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos do Tocantins (FPEJA-TO) no mandato 2008-2010. Essa entidade representa as entidades envolvidas em todo o Estado do Tocantins nos processos formativos em EJA. Dessa representação, resultou também, a participação nas reuniões regulares promovidas pela Secretaria da Diversidade do Ministério da Educação (MEC).

Em 2009, o GPECT participou, como membro da Comissão Organizadora Estadual da Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em todo o estado do Tocantins. Ainda, organizou a Conferência Livre de Comunicação das Universidades, que reuniu universidades, órgãos representativos e profissionais em torno da discussão dos processos de comunicação, bem como foi membro da Comissão organizadora estadual da Conferência Nacional de Comunicação do Tocantins.

No mesmo ano, o GPECT é convidado a participar da Comissão Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Essa comissão avalia os processos formativos e os planejamentos municipais em todo o Estado do Tocantins.

Em 2010, o GPECT iniciou duas novas linha de pesquisa, a primeira, voltada ao Ensino do Jornalismo Digital, com fulcro nas pesquisas doutorais realizadas pelos membros do grupo. A segunda, intitulada “Centro de Documentação e Memória de Educação de Jovens e Adultos da Amazônia – Pólo Tocantins”, visa a constituição de uma rede interinstitucional, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como participantes a Universidade Estadual do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará, a Universidade Federal do Amazonas e a Fundação Universidade do Tocantins, com vistas a desenvolver coletivamente, no período de 2010 a 2013, pesquisas e atividades de extensão e ensino, contribuindo na formação dos sujeitos envolvidos nas áreas da educação de jovens e adultos da educação popular e dos movimentos sociais.
 
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